História do Marketing


 Essa invenção revolucionou a comunicação humana, já que, pela primeira vez, erapossível produzir textos em massa e distribuí-los a mais pessoas. Afinal, antesdisso, todos os textos tinham que ser escritos à mão.

Vale a pena ressaltar que, antes da prensa, até saber ler era um privilégio de poucos. Como a circulação de livros era muito limitada, a maioria das pessoas jamais tinha contato com a linguagem escrita.

Essa limitação também afetava a educação e acesso à informação. Desta forma, a prensa afetou a sociedade profundamente!

Foi a prensa de Gutenberg, portanto, que impulsionou o surgimento dos primeiros anúncios impressos, que era a forma mais elaborada de Marketing nesse período.

Vale a pena lembrar que, antes do computador e da internet, o Marketing seguia o modelo que chamamos de outbound. Em outras palavras, ele tentava vender o produto antes de criar qualquer vínculo com os clientes.

Hoje, com o inbound marketing, nós criamos um vínculo antes – educando os clientes sobre o problema, apresentando soluções, gerando valor por meio da informação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Principais Tipos de Marketing